APRESENTAÇÃO

De acordo com o Portal dos Conselhos MG (1):

A criação de conselhos de políticas públicas foi instituída na Constituição Federal de 1988, que marcou o fim do autoritarismo no Brasil. Sendo assim, os conselhos representam um espaço público e plural, que materializa os princípios da democracia representativa e participativa, nos quais representantes da sociedade e do Estado podem deliberar, formular, fiscalizar ou serem consultados a respeito das políticas públicas para áreas específicas.

Em Minas Gerais, atualmente, existem 48 Conselhos Estaduais vinculados à Administração Direta, conforme Lei Delegada nº. 112/2007.

A existência dos conselhos não substitui o Estado e nem retira suas responsabilidades, mas sim o torna mais próximo e conhecedor das necessidades e discussões da sociedade. Um conselho, de modo geral, assume funções de controle, consulta, deliberação, fiscalização, proposição, gestão, normatização ou execução. Mas é importante lembrar que nem todos os conselhos exercem cada uma dessas atribuições.

O desempenho desses papéis está ligado a uma figura muito importante: o conselheiro. Os conselhos são espaços que se baseiam na idéia de “coletivo”, e não de “indivíduos”. Ali, opiniões distintas e de diferentes grupos de interesse se colocam. Os conselheiros são representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais ligados às áreas de atuação de cada conselho. Essa composição mista permite que ambas as instâncias compartilhem da responsabilidade pela produção e acompanhamento das políticas públicas e, a partir desse debate, predominem os interesses de toda a sociedade.

Com tudo isso, pode-se perceber que criar fluxos de comunicação entre os conselhos e a sociedade é uma tarefa imprescindível. Quanto mais a sociedade estiver próxima e consciente da necessidade e importância desses espaços de deliberação, mais força os conselhos terão para continuar ou melhorar o seu trabalho. Tendo em vista isso, a criação desse Portal, que reúne os Conselhos Estaduais de Políticas Públicas é uma ferramenta que permite divulgar e também estabelecer laços entre os conselhos e os cidadãos, que são para e com quem essas políticas são formuladas.

(1) Portal dos Conselhos MG.
Disponível em: http://www.conselhos.mg.gov.br/. Acesso em: 07.04.13.